segunda-feira, 26 de novembro de 2012

on Deixe Seu Comentário

Como Usar a Criptografia de Dados em Seu BB Smartphone.





Quando a criptografia de dados no smartphone BlackBerry está habilitada, o smartphone usa uma chave privada para  criptografar dados à medida que eles são armazenados no smartphone, incluindo dados que o smartphone recebe quando está  bloqueado. O smartphone descriptografa os dados quando eles são acessados.
É possível definir a criptografia de modo a incluir ou excluir seus contatos. Se você ativar a  criptografia dos contatos e receber  uma chamada quando o smartphone estiver bloqueado, o nome do chamador não será exibido na tela.
Se usar um certificado de smart card para autenticação, dependendo do smart card, talvez você também possa usar um de  seus certificados de smart card para fornecer criptografia de dois fatores. Para acessar o conteúdo criptografado, você deve  fornecer a senha do smartphone e também conectá-lo ao leitor de smart card.
Quando o smartphone está bloqueado, um cadeado aberto é exibido na parte superior da tela para indicar que o processo de protecção dos dados está em andamento, o que inclui a exclusão de uma cópia da chave privada da memória temporária do  smartphone. Um indicador de bloqueio é exibido na parte superior da tela quando o smartphone tiver excluído a tecla.

Sobre a criptografia de arquivos

A criptografia do arquivo foi projectada para proteger arquivos armazenados em seu smartphone BlackBerry e em um cartão de memória que pode ser inserido em seu smartphone. Você pode criptografar arquivos de seu smartphone no cartão de memória usando uma chave de criptografia que o aparelho gera e/ou a senha do smartphone.
Se os arquivos forem criptografados com a chave gerada pelo smartphone, você só poderá acessar os arquivos no cartão de memória quando o cartão estiver inserido no smartphone. Se os arquivos forem criptografados com a senha do smartphone, você poderá acessar os arquivos no cartão de memória em qualquer dispositivo em que o cartão for inserido, desde que você conheça a senha do smartphone.

Ativar a criptografia

Para criptografar os dados no smartphone BlackBerry, você precisa ter definido uma senha para o smartphone.
Dependendo da quantidade de espaço de armazenamento disponível, talvez não seja possível criptografar arquivos no  smartphone ou no cartão de memória.
É possível definir a criptografia de modo a incluir ou excluir seus contatos. Se você ativar a criptografia dos contactos e receber uma chamada quando o smartphone estiver bloqueado, as informações criptografadas do contacto não serão exibidas na tela.

1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Criptografia.
3. Para criptografar dados e arquivos no smartphone, marque a caixa de seleção Criptografia na seção Memória do aparelho.
4. Para criptografar arquivos armazenados em um cartão de memória, marque a caixa de seleção Criptografia na seção  
Cartão de memória e execute uma das seguintes ações:
Guia do usuário Segurança
• Para criptografar arquivos usando a chave de criptografia gerada pelo smartphone, altere o campo Modo para Chave  do aparelho.
• Para criptografar arquivos usando a senha do smartphone, altere o campo Modo para Senha do aparelho.
• Para criptografar arquivos usando uma chave de criptografia e a senha do smartphone, altere o campo Modo para  Senha do aparelho e chave do aparelho.
5. Pressione a tecla  > Salvar.
Para interromper a criptografia de dados e arquivos no smartphone, marque a caixa de seleção Criptografia na seção Memória  do aparelho. Para interromper a criptografia de arquivos no cartão de memória, desmarque a caixa de seleção Criptografia na  seção Cartão de memória.

Definir a intensidade da criptografia

Se a criptografia dos dados armazenados no smartphone BlackBerry estiver habilitada, você poderá definir a intensidade da  criptografia usada pelo smartphone para proteger os dados recebidos quando o smartphone estiver bloqueado por uma senha.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Criptografia.
3. Altere o campo Intensidade.
4. Pressione a tecla  > Salvar.
Usar um certificado para criptografar as chaves de criptografia no smartphone.
Para executar esta tarefa, sua conta de e-mail corporativo deve usar um BlackBerry® Enterprise Server que ofereça suporte a  este recurso. Para obter mais informações, entre em contato com o administrador.
Se a criptografia de dados armazenados no smartphone BlackBerry estiver ativada e seu leitor de smart card oferecer suporte a  este recurso, talvez você possa usar um certificado do smart card para criptografar as chaves de criptografia em seu aparelho.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Criptografia.
3. Marque a caixa de seleção Proteção de dois fatores.
4. Pressione a tecla  > Salvar.

Sobre as chaves de criptografia

Se o smartphone BlackBerry estiver associado a uma conta de e-mail que usa um BlackBerry Enterprise Server ou um  BlackBerry Desktop Redirector, o smartphone usará uma chave de criptografia para proteger os dados que trafegam entre o  BlackBerry Enterprise Server ou o BlackBerry Desktop Redirector e o smartphone.
Você deve gerar uma nova chave de criptografia a cada duas semanas.

Gerar uma chave de criptografia

Para executar esta tarefa, sua conta de e-mail corporativo deve usar um BlackBerry® Enterprise Server que ofereça suporte a  este recurso. Para obter mais informações, entre em contato com o administrador.

Guia do usuário Segurança

Se você não estiver conseguindo enviar nem receber mensagens de e-mail corporativas, gerar uma nova chave de criptografia  poderá ajudar a resolver o problema.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Informações de status de segurança.
3. Realce um serviço.
4. Pressione a tecla  .
5. Clique em Regenerar chave de criptografia.

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

on Deixe Seu Comentário

Ações da RIM Estão a Subir com Otimismo com a chegada do BB 10





As ações da Research In Motion subiram mais de 10% na bolsa de Toronto nesta quinta-feira, depois que um analista levantou o preço-alvo para a ação, citando "o sentimento positivo na indústria", à frente do lançamento do BlackBerry 10.
O analista Kris Thompson, do National Bank Financial, aumentou seu preço-alvo para ações da fabricante do BlackBerry para US$ 15, ante US$ 12. Thompson argumentou que a ação pode subir mais, antes do lançamento no início de 2013 dos dispositivos da RIM instalados com o sistema operacional BlackBerry 10.

"A nova equipe de direção está se esforçando para manter a base de assinantes do BlackBerry, gerenciando custos e caixa, e parece pronta para o lançamento, em fevereiro de 2013, da plataforma global BB10", disse Thompson em relatório a clientes.

O mais recente voto de confiança veio há alguns dias com o crítico mais influente da RIM tendo aumentado sua projeção para a ação. A RIM acredita que os smartphones BB10 vão ajudá-la a retomar participação de mercado que perdeu nos últimos anos para o iPhone, da Apple, e para o Android, sistema operacional do Google.

A empresa promete que seus novos dispositivos serão mais rápidos, com interface mais amigável e com um grande catálogo de aplicativos, o que é crucial para o sucesso de qualquer nova linha de smartphones. Thompson disse que agora espera que RIM tenha 35,5 milhões de dispositivos no ano fiscal de 2014, alta sobre uma estimativa anterior de 31,6 milhões.

Para mais informação confira:


quinta-feira, 22 de novembro de 2012

on Deixe Seu Comentário

Nova Actualização do BB ID





Olá Internautas,

Há alguns dias, saiu uma actualização  do BlackBerry ID.
Pra quem não sabe, o BlackBerry ID é uma chave única, cada usuário tem o seu, e serve pra você poder autentica-se a fim de utilizar os serviços BlackBerry, produtos, fazer downloads de aplicativos e sincronizar os apps em um único local, em um único ID. Caso não tenha, você pode criar um ID gratuitamente no link: 


Para quem já tem o  BlackBerry ID irá receber uma mensagem de actualização na sua caixa de entrada e basta clicar nela e actualizar, como na imagem acima.
É tudo automático e é bom manter tudo actualizado para não haver problema.
Uma dica, é fazer a respectiva actualização conectado-se na rede WIFI, pois, além de ser mais preciso, é mais rápido.

Pode ser que, se não estiver na rede wifi pode dar algum erro, basta tentar reiniciar o seu BlackBerry e tentar actualizar novamente. Conecte na rede 3G se for o caso ou em algum local onde a rede de dados esteja 100% funcional.

quinta-feira, 15 de novembro de 2012

on Deixe Seu Comentário

Versão Móvel do Trojan ZeuS Ataca Também Aparelhos BlackBerry.





Uma nova forma do famigerado Trojan bancário Zeus foi descoberta atacando aparelhos BlackBerry, de acordo com a Kaspersky Lab.
Os pesquisadores da Kaspersky relataram  a descoberta de várias novas amostras do Zitmo (ZeuS in the Mobile  ou Zeus no celular). A variante Zitmo conhecida em smartphones / celulares Android foi descoberta nesta plataforma por que aparece como um app de segurança bancário ou muitas vezes como um add-on de segurança.
Antes deste facto, a plataforma BlackBerry nunca tinha sido alvo de hackers, pois é a mais segura do mundo! No entanto esta plataforma é muito atraente para hackers, pois órgãos governamentais, instituições financeiras, CEO’s, entre outros que manejam uma alta soma em dinheiro utilizam aparelhos BlackBerry (os perfis mencionados utilizam muito o BlackBerry principalmente rodando servidores corporativos da RIM, pois este sistema oferece uma altíssima segurança que inclui uma série de recursos como criptografia de arquivos, segurança de senha e gerência remota dos aparelhos).



A variante nova do Zeus compartilha o mesmo objetivo do seu antecessor e é projetada principalmente para furtar dados bancários on-line dos usuários.
A nova versão que ataca aparelhos  BlackBerry supostamente faz isso através do envio de mensagens SMS enviadas para os aparelhos utilizados pelos criminosos.
A tática é projetada para ajudar os criminosos contornar os sistemas de out-of-band de autenticação usados por muitos bancos europeus, pelo sequestro do one-time password que é enviado via SMS (tipo de senha gerada na hora (parecido com aparelhos de token  só que a on-time a passoword é enviada para o celular)).
A variante do Zeus que foi descoberta ocorre em meio a relatos generalizados de fornecedores de segurança que dizem que os níveis de malware em smartphones estão crescendo de forma exponencial.
A maioria dos ataques que são relatados tem como alvo a plataforma Android, um padrão que provavelmente continuará no futuro próximo, segundo a empresa de segurança Trend Micro, que publicou o seu relatório sobre esta ameaça em julho. No entanto esta é a primeira vez que ocorrem em aparelhos BlackBerry. Assim nós do BlackBerry Brasil, selecionamos alguns aplicativos de segurança, confira a lista abaixo:

·       NetQin Antivirus FREE Antivírus gratuito;
·       Snap Secure + Anti Virus Este custa 5 dólares;
·       Kaspersky Mobile Security, Este é o melhor que tem mas custa 29 dólares e você pode testar por 30 dias de graça;

Como última dica aconselho a criar uma senha para seu BlackBerry indo em “Opções” -> “Segurança” - “Senha”. Caso você tiver informações secretas de sua empresa sugerimos você criptografar os dados do seu BlackBerry indo em “Opções” -> “Segurança” -> “Criptografia”, lembrando que estas dicas não protegem especificamente contra Zitmo mas deixam seu aparelho muito mais seguro!