Quando a criptografia de dados no smartphone BlackBerry está habilitada, o smartphone usa uma chave privada para criptografar dados à medida que eles são armazenados no smartphone, incluindo dados que o smartphone recebe quando está bloqueado. O smartphone descriptografa os dados quando eles são acessados.
É possível definir a criptografia de modo a incluir ou excluir seus contatos. Se você ativar a criptografia dos contatos e receber uma chamada quando o smartphone estiver bloqueado, o nome do chamador não será exibido na tela.
Se usar um certificado de smart card para autenticação, dependendo do smart card, talvez você também possa usar um de seus certificados de smart card para fornecer criptografia de dois fatores. Para acessar o conteúdo criptografado, você deve fornecer a senha do smartphone e também conectá-lo ao leitor de smart card.
Quando o smartphone está bloqueado, um cadeado aberto é exibido na parte superior da tela para indicar que o processo de protecção dos dados está em andamento, o que inclui a exclusão de uma cópia da chave privada da memória temporária do smartphone. Um indicador de bloqueio é exibido na parte superior da tela quando o smartphone tiver excluído a tecla.
Sobre a criptografia de arquivos
A criptografia do arquivo foi projectada para proteger arquivos armazenados em seu smartphone BlackBerry e em um cartão de memória que pode ser inserido em seu smartphone. Você pode criptografar arquivos de seu smartphone no cartão de memória usando uma chave de criptografia que o aparelho gera e/ou a senha do smartphone.
Se os arquivos forem criptografados com a chave gerada pelo smartphone, você só poderá acessar os arquivos no cartão de memória quando o cartão estiver inserido no smartphone. Se os arquivos forem criptografados com a senha do smartphone, você poderá acessar os arquivos no cartão de memória em qualquer dispositivo em que o cartão for inserido, desde que você conheça a senha do smartphone.
Ativar a criptografia
Para criptografar os dados no smartphone BlackBerry, você precisa ter definido uma senha para o smartphone.
Dependendo da quantidade de espaço de armazenamento disponível, talvez não seja possível criptografar arquivos no smartphone ou no cartão de memória.
É possível definir a criptografia de modo a incluir ou excluir seus contatos. Se você ativar a criptografia dos contactos e receber uma chamada quando o smartphone estiver bloqueado, as informações criptografadas do contacto não serão exibidas na tela.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Criptografia.
3. Para criptografar dados e arquivos no smartphone, marque a caixa de seleção Criptografia na seção Memória do aparelho.
4. Para criptografar arquivos armazenados em um cartão de memória, marque a caixa de seleção Criptografia na seção
Cartão de memória e execute uma das seguintes ações:
Guia do usuário Segurança
• Para criptografar arquivos usando a chave de criptografia gerada pelo smartphone, altere o campo Modo para Chave do aparelho.
• Para criptografar arquivos usando a senha do smartphone, altere o campo Modo para Senha do aparelho.
• Para criptografar arquivos usando uma chave de criptografia e a senha do smartphone, altere o campo Modo para Senha do aparelho e chave do aparelho.
5. Pressione a tecla > Salvar.
Para interromper a criptografia de dados e arquivos no smartphone, marque a caixa de seleção Criptografia na seção Memória do aparelho. Para interromper a criptografia de arquivos no cartão de memória, desmarque a caixa de seleção Criptografia na seção Cartão de memória.
Definir a intensidade da criptografia
Se a criptografia dos dados armazenados no smartphone BlackBerry estiver habilitada, você poderá definir a intensidade da criptografia usada pelo smartphone para proteger os dados recebidos quando o smartphone estiver bloqueado por uma senha.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Criptografia.
3. Altere o campo Intensidade.
4. Pressione a tecla > Salvar.
Usar um certificado para criptografar as chaves de criptografia no smartphone.
Para executar esta tarefa, sua conta de e-mail corporativo deve usar um BlackBerry® Enterprise Server que ofereça suporte a este recurso. Para obter mais informações, entre em contato com o administrador.
Se a criptografia de dados armazenados no smartphone BlackBerry estiver ativada e seu leitor de smart card oferecer suporte a este recurso, talvez você possa usar um certificado do smart card para criptografar as chaves de criptografia em seu aparelho.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Criptografia.
3. Marque a caixa de seleção Proteção de dois fatores.
4. Pressione a tecla > Salvar.
Sobre as chaves de criptografia
Se o smartphone BlackBerry estiver associado a uma conta de e-mail que usa um BlackBerry Enterprise Server ou um BlackBerry Desktop Redirector, o smartphone usará uma chave de criptografia para proteger os dados que trafegam entre o BlackBerry Enterprise Server ou o BlackBerry Desktop Redirector e o smartphone.
Você deve gerar uma nova chave de criptografia a cada duas semanas.
Gerar uma chave de criptografia
Para executar esta tarefa, sua conta de e-mail corporativo deve usar um BlackBerry® Enterprise Server que ofereça suporte a este recurso. Para obter mais informações, entre em contato com o administrador.
Guia do usuário Segurança
Se você não estiver conseguindo enviar nem receber mensagens de e-mail corporativas, gerar uma nova chave de criptografia poderá ajudar a resolver o problema.
1. Na tela inicial ou em uma pasta, clique no ícone Opções.
2. Clique em Segurança > Informações de status de segurança.
3. Realce um serviço.
4. Pressione a tecla .
5. Clique em Regenerar chave de criptografia.