Como é do vosso conhecimento qualquer sistema operacional com uma grande quantidade de usuários e é objecto de ataques de malware, algo que representa um desafio para todos os usuários de computadores, tabletes e smartphones. Felizmente, existem métodos para evitar ser vítima desse tipo de software mal-intencionado que propagam-se via Internet.
Dicas de como Malware infectam os Dispositivos
O malware chega a aparelhos móveis de diversas maneiras. Uma delas é atacar o aparelho quando ele é conectado por USB a um computador infectado. Contudo, a maioria dos antivírus pode prevenir esse tipo de ataque. Outro golpe muito mais frequente é enganar o usuário utilizando mensagens aparentemente inocentes, que convidam o usuário para clicar em um link para a cessar um site web misterioso. O usuário é solicitado em seguida a instalar o que parece ser um aplicativo inofensivo, mas que acaba instalando um malware no computador ou no aparelho móvel do usuário.
Como Proteger os Smartphones BlackBerry contra Malware
O primeiro passo é estar bem informado. É importante não baixar nem instalar aplicativos de fontes não confiáveis. Essa simples precaução minimiza os ataques de malware. Como medida adicional de protecção, os smartphones BlackBerry®foram projectados de modo que cada vez que um aplicativo tenta se instalar no aparelho, o usuário pode decidir se deseja instalá-lo ou não. Além disso, se o usuário ou o administrador do BlackBerry® Enterprise Server se tiver configurado uma senha de segurança para a instalação de aplicativos, o smartphone BlackBerry vai solicitar a senha do usuário antes de baixar ou instalar um aplicativo.
Os smartphones BlackBerry também oferecem a opção de configurar permissões de aplicativos de terceiros, que podem ser implementadas para todos os aplicativos ou para cada aplicativo individualmente. Dessa maneira, o usuário evita que os aplicativos de terceiros baixados tenham acesso injustificado a recursos de dados ou estabeleçam conexões específicas usando "Blackberry Application Resource Monitor".