terça-feira, 4 de dezembro de 2012

on Deixe Seu Comentário

Apelo Sobre o Uso das Redes Sociais Até Onde Podem Ser Seguras.




Quem aqui não tem uma conta no, FaceBook, Twitter, entre outras tantas, Bem, a maioria dessas redes podemos a cessar pelo nosso BlackBerry, inclusive a Google +, mas somente para a versão do SO 6.0. ou SO 7.0.
Bem, a facilidade de ter um excelente aparelho em mãos, aliado ao fato de ter conectividade em quase 100% do nosso dia e termos uma conta nas redes, nos dá a oportunidade de compartilhar fotos, lugares entre outras tantas coisas do nosso dia e isso se torna uma alvo fácil para pessoas que exploram esse ambiente.

Vejam só essa análise da segurança,  do que podemos fazer nessas redes, e não estou falando em invasão delas, isso não é preciso:
- Podemos obter fotos das pessoas, fotos actualizadas, fotos de família, quem é da família, onde moram, onde vamos;
- Podemos obter os locais onde almoçam, onde trabalham, seus horários, seus colegas de trabalho;
- Podemos saber a profissão, locais de lazer, nossos comentários sobre estes locais;
- Saber quando vamos sair de férias e quanto tempo irá demorar…
Enfim, as possibilidades são imensas. Mas qual o mal nisso? Onde isso afecta a nossa segurança?

Bem, analisem isso:

- Se alguém sabe que vocês estão de férias, podem ter quase a certeza de que seu apartamento está vazio e sei que nele há muitas coisas valiosas (você colocou fotos dele!);
- Podem saber onde encontrar você todas as quintas, no local do seu almoço e planearem roubar seu carro, por exemplo;
- Obter dados de sua vida particular e simular um sequestro falso, prática comum e que se não tiver a intervenção da polícia, quase sempre dá certo para o criminoso;
- Obter seu nº de telefone, endereço residencial…
- Ligar para você e dizer que é do banco e pedir confirmação de sua conta e senha, pois você postou no Twitter que tem problemas ao fazer acesso em determinado banco;
Enfim, se parar para pensar essa lista vai longe. E o que é pior, ela é real!
Já vi um caso em que essas informações foram retiradas de uma pessoa, em conversas de fila de hospital, e depois uma quantia é sacada no caixa electrónico … Sem a pessoa saber que foi roubada.
Imaginem o que podemos, todos nós, saber sobre os outros, só pesquisando em cada comunidade, em cada twitter enviado, em cada perfil, saber sobre nossas famílias e pessoas que nos são queridas.
Fica aqui um alerta, não sobre o uso do BlackBerry e as redes sociais, mas sim sobre o que digitamos nelas, acho válido pensar se vale a pena colocar numa mensagem pública, uma informação reservada  se é que isso existe na internet?

Bem, fica aqui essa dica para reflexão!
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Enviar um comentário